O Feira Sonar se trata de um mapa sonoro colaborativo do município de Feira de Santana. Ele foi lançado para o público com gravações realizadas pela Equipe Feira Sonar durante os meses de fevereiro e março de 2021, porém, é um projeto de fluxo contínuo: qualquer pessoa pode alimentar o mapa enviando sua própria gravação de locais de Feira de Santana. O Feira Sonar, portanto, funciona tanto como um banco de sons quanto um mapa interativo para ter acesso a esse arquivo.
A interface do site conta com um mapa para navegar pelo município e escutar trechos de áudio captados em espaços públicos de bairros e distritos de Feira, além de ser possível a contribuição do usuário com suas próprias gravações. O projeto visa dar maior importância para a percepção auditiva, assim como preservar e difundir os sons do cotidiano feirense e ser uma ferramenta de ensino musical e ambiental.
O lançamento do site e as captações de fevereiro e março de 2021 puderam ser realizadas com financiamento do Edital Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, a partir da Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo do Governo Federal.
Silvia Azevedo de Oliveira - produção, direção de arte, captação sonora e manutenção
silviazevoli@gmail.com
Rafael Paixão - desenvolvimento do sistema e assessoria de produção
linkedin.com/in/rafaelsspaixao
Danilo Anes - assessoria de produção e comunicação
danilo.ecivil@gmail.com
José Edson Falcão - assessoria de produção e comunicação
joseedsonfalcao@outlook.com
Kevin Cabral - identidade visual
behance.net/kevincabral
Guilherme Lopes Wanderley - manutenção
guilhermelw.uefs@gmail.com
Elenise Cristina Pires de Andrade - apoio de pesquisa
elenise@uefs.br